sábado, 4 de fevereiro de 2012

CURTA VILA KENNEDY
Participe!!!!
Mais informações: http://curtavk.blogspot.com
                                http://www.facebook.com/#!/groups/121919067927981/

REGULAMENTO CURTA VILA KENNEDY

INTRODUÇÃO

           Pensando no desenvolvimento da cultura cinematográfica de zonas periféricas da cidade do Rio de Janeiro, o projeto Curta Vila Kennedy – 1º Festival de Curtas Metragens da Vila Kennedy foi idealizado com o propósito de despertar o interesse pelo cinema amador de jovens desses locais e, também, de estimular a criação/produção audiovisual.
Curta Vila Kennedy busca a integração entre novos e experientes realizadores com intuito de se discutir a produção audiovisual e sua importância para o desenvolvimento cinematográfico e audiovisual brasileiro, assim como sua contribuição para a educação dos jovens em situação de risco na cidade do Rio de Janeiro. O festival visa desenvolver a apreciação do cinema independente e a criatividade dos seus realizadores.

- Local: Teatro Mario Lago, Vila Kennedy, Bangu, Rio de Janeiro;
- Quando: 16, 17 e 18 de março;



1. DA PRODUÇÃO E INSCRIÇÃO:
O Curta VK constituir-se-á de duas etapas: a primeira consiste na exibição, não-competitiva, de filmes produzidos por cineastas convidados; e, a segunda, através da  exposição de curtas selecionados, por uma banca examinadora, para participarem, de forma competitiva do evento. Esta última contará, também, com a entrega de 3 prêmios para as melhores e autênticas produções.
 As inscrições serão gratuitas, sem determinação de faixa etária, e feitas através do formulário disponibilizado na nossa página da internet (curtavk.blogspot.com), ou solicitado através do e-mail (curtavk@gmail.com), que deverá ser entregue junto do vídeo produzido pelo candidato e que declara expressamente que o participante possui todos os direitos no vídeo, sendo ele o único e exclusivo responsável pelas informações, licenças e autorizações de imagens contidas no seu curta.

2. DA ORGANIZAÇÃO DAS MOSTRAS NO FESTIVAL E A SELEÇÃO DOS VÍDEOS
Curta Vila Kennedy não terá categorias específicas, a mostra é livre e todos os  filmes selecionados  competirão entre si, independe do tipo de linguagem que suas produções estejam enquadradas, como por exemplo: documentário, ficção, vídeo-arte, experimental, jornalístico, fotonovela, ficção, animação, clipe, vinheta em computação gráfica, campanha, documental ou qualquer outro formato que não tenha sido citado.
Ou seja, a linguagem predominante nas filmagens não será utilizada como critério de eliminação do concorrente, nem, tampouco, implicará na escolha do filme premiado. Porém, a organização do evento tem por direito e dever avaliar a veracidade de todos os trabalhos entregues, não podendo estes conter material de cunho racista, pornográfico ou discriminatório. Por isso, se for selecionado, o produtor do vídeo concordará, automaticamente, em apresentar o seu trabalho nas premissas que se indicam nas bases do Festival.
Se qualquer informação fornecida for incorreta ou falsa, ou a organização suspeitar que houve plágio, violação de direitos ou flagrante desrespeito aos direitos de terceiros, o vídeo será, automaticamente, desclassificado do evento, perdendo seu direito de participação no festival.
2.1 Da Mostra Não Competitiva:
A mostra não competitiva, aquela que terá a exibição de filmes produzidos por cineastas convidados para a participação no evento, será realizada no primeiro dia do projeto, 16 de março de 2011.
2.2 Da Mostra Competitiva:
A mostra competitiva, aquela que terá a exibição de filmes amadores ou universitários, será realizada no último dia do evento, 18 de março de 2012, e contará, como mencionado outrora, com três premiações:
- Uma direcionada aos moradores que tenham seus filmes ambientados nas esferas da Vila Kennedy. Esta fará alusão à proposta deste projeto que é “Você curte a Vila Kennedy?” e será eleita por intermédio do Júri técnico.
 - A segunda será de Tema Livre, cuja votação será realizada pelo corpo técnico, melhor dizendo, terá a votação única do Júri Técnico;
- A terceira será, também, de Tema Livre, porém, nesta, a votação será realizada pela própria população, o que denominamos de Júri Popular, que será direcionada aos filmes selecionados, legalmente inscritos no festival, e que tenham realizados suas produções conforme as exigências deste regulamento.

3. DOS EQUIPAMENTOS E DA FORMATAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DOS FILMES
A intenção do festival é também estimular a criação de filmes e vídeos através de câmeras fotográficas, celulares, filmadoras de mão, entre outros, ficando a cargo do candidato a eleição dos meios que melhor lhe servir, adequando seu trabalho a um dos seguintes formatos: AVI, MOV, MPEG, Mini DV, lembrando, também, que cada vídeo deve conter até 15 minutos de gravação e ser entregue em DVD, com o título do filme escrito na mídia..
Não haverá restrição em relação à participação dos filmes inscritos no Curta Vila Kennedy que, por ventura, participaram de outros festivais, o que possibilitará, inclusive, a inscrição de vários vídeos produzidos pelo mesmo autor; cabendo à organização do festival analisar, minuciosamente, cada filme antes de sua exibição comunitária e julgar se, os que não se adequarem à proposta do CurtaVK,  serão eliminados ou não do concurso.

4. DO ENVIO DOS FILMES E AUTORIZAÇÃO PARA EXIBIÇÃO DE IMAGEM
É importante salientar que, no ato da inscrição e do envio de sua filmagem, o candidato deve mencionar, fora do envelope, em qual das mostras pretende participar (mostra competitiva ou não competitiva).
O endereço para o envio dos vídeos, ou entrega em horário comercial, é:
Teatro Mario Lago / Curta Vila Kennedy
Rua Jaime Redondo, 2
Vila Kennedy - Bangu
CEP: 21853-040 - Rio de Janeiro/ RJ

4.1 Da autorização para a exibição dos filmes no Festival:
É importante que o candidato escreva uma carta de próprio punho, conforme modelo abaixo, autorizando a exibição do seu filme no Curta Vila Kennedy ou solicite, através do e-mail curtavk@gmail.com, ou do nosso blog: curtavk.blogspot.com, o formulário de autorização de exibição e de imagem de seu curta metragem. 

MODELO DE CARTA PARA AUTORIZAÇÃO DE EXIBIÇÃO:

EU, (NOME DO REALIZADOR), IDENTIDADE (_________________), CPF (_________________), ACEITO EXIBIR O FILME (NOME DO FILME), SEM ÔNUS, AOS ORGANIZADORES DO CURTA VILA KENNEDY - 1º FESTIVAL DE CURTA METRAGENS DA VILA KENNEDY. LI O REGULAMENTO QUE CONSTA NO BLOG CURTAVK.BLOGSPOT.COM E CONCORDO COM SUAS PREMISSAS. 

ASS:
DATA:

5. DAS CATEGORIAS DOS FILMES SELECIONADOS E SUAS PREMIAÇÕES
Os filmes vencedores do Festival Curta Vila Kennedy, enquadrados nos critérios de duração e formatação estipulados neste regulamento, serão contemplados com os prêmios abaixo, obedecendo à ordem de sua classificação e a categoria na qual faz menção:
1° CategoriaTema Livre (Júri Técnico) que será destinado a todos os filmes inscritos e selecionados para o festival, inclusive os filmes ambientados na Vila Kennedy:
Premiação: Câmera Filmadora Full HD SAMSUNG (Com cartão de memória de 4Gb)
2° Categoria: Tema Livre (Júri Popular) que será destinado à votação durante a mostra competitiva dos filmes inscritos e selecionados para o festival:
Premiação: Câmera Fotográfica Olympus VG-120 HD Movie 14Mp (Com cartão de memória de 4Gb)
3° Categoria: Você curte a Vila Kennedy? (tema livre) que será destinado aos filmes ambientados na comunidade da Vila Kennedy, sendo o Júri Técnico o único  responsável pela votação:
Premiação: Câmera Filmadora HD Sony Bloggie (com cartão de memória de 2Gb)
Observação: Os filmes produzidos, para participar da categoria Você curte a Vila Kennedy?, concorrerão também, e automaticamente, às categorias do Júri Técnico eJúri Popular.
5.1 Da escolha do curta metragem premiado pelo Júri Técnico:
            O vencedor do Tema Livre (voto do Júri Técnico) será definido antes do festival, através de uma mostra fechada somente para os jurados. Os filmes produzidos para a categoria “Você curte a Vila Kennedy?” estarão concorrendo simultaneamente nas categorias do Júri Técnico e Júri Popular.
5.2 Do critério utilizado para o desempate da votação, caso o Júri Técnico e o Júri Popular escolham o mesmo curta como vencedor:
No caso do curta metragem vencedor da modalidade Tema livre for o mesmo escolhido pelo Júri Técnico e pelo Júri Popular, automaticamente, o prêmio do Júri popular irá para o segundo colocado. Caso isso ocorra, o filme escolhido pelos dois votos receberá um prêmio simbólico que será mencionado no dia da mostra competitiva.
FINAL
O ato da inscrição do candidato implica na aceitação de todos os termos presentes neste regulamento, assim como permite a utilização, divulgação e veiculação de seu material, parcial ou integral, aos ambientes eletrônicos que o Curta Vila Kennedyesteja integrado, sem qualquer tipo de ônus.
Por fim, cabe ressaltar que não é de responsabilidade, da organização do evento, averiguar se estão corretas as informações pessoais contidas na ficha de inscrição do participante, assim como contatar o candidato para verificar se houve, ou não, clareza, veracidade ou autenticidade em sua documentação; o que implicará na sua automática desclassificação.
Caso o candidato tenha qualquer dúvida, a respeito das informações contidas nesse regulamento, peçamos que entre em contato, conosco, através dos seguintes meios:
- Blog: curtavk.blogspot.com;
- Página do facebook: Curta Vila Kennedy,
- Ou através do nosso e-mail: curtavk@gmail.com
Sua participação será muito importante para fomentarmos a apreciação do cinema amador na Zona Oeste do Rio de Janeiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário