BATUKE DIFERENTE
O samba é um gênero musical,
do qual deriva um tipo de dança, de raízes africanas surgido no Brasil e considerado uma das principais manifestações
culturais populares brasileiras. Dentre suas características originais, está uma forma onde a dança é
acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima,
alicerces do samba de
roda nascido no Recôncavo Baiano e levado, na segunda
metade do século XIX,
para a cidade do Rio de Janeiro pelos negros que trazidos da África e se
instalaram na então capital do Império. O samba de roda baiano, que em 2005 se tornou um Patrimônio da Humanidade da Unesco, foi uma das
bases para o samba carioca.
Apesar de existir em várias partes do país - especialmente nos Estados da Bahia, do Maranhão, de Minas Gerais e de São Paulo - sob a forma de diversos ritmos e
danças populares regionais que se originaram do batuque, o samba como gênero
musical é entendido como uma expressão musical urbana do Rio de
Janeiro, onde esse formato de samba nasceu e se desenvolveu entre o final do
século XIX e as primeiras
décadas do século XX. Foi
no Rio de Janeiro, antiga capital do Brasil, que a dança praticada pelos
escravos libertos entrou em contato e incorporou outros gêneros musicais tocados
na cidade (como a polca, o maxixe, o lundu, o
xote, entre outros), adquirindo um caráter
totalmente singular. Desta forma, ainda que existissem diversas formas regionais
de samba em outras partes do país, samba carioca urbano saiu da categoria local para ser alçado à condição de símbolo
da identidade
nacional brasileira durante a década de 1930.
Um marco dentro da história moderna e urbana do samba ocorreu em 1917, no próprio Rio de Janeiro, com a gravação
em disco de "Pelo Telefone",
considerado o primeiro samba a ser gravado na Brasil (segundo os registros da
Biblioteca Nacional). A canção tem a autoria reivindicada por Ernesto dos
Santos, mais conhecido como Donga, com co-autoria atribuída a Mauro de
Almeida, um então conhecido cronista carnavalesco. Na verdade, "Pelo
Telefone" era uma criação coletiva de músicos que participavam das festas da
casa de tia Ciata, mas acabou
registrada por Donga e Almeida na Biblioteca
Nacional."Pelo Telefone" foi a
primeira composição a alcançar sucesso com a marca de samba e contribuiria para
a divulgação e popularização do gênero. A partir daquele momento, esse samba
urbano carioca começou a ser difundido pelo país, inicialmente associado ao carnaval e posteriormente adquirindo um
lugar próprio no mercado musical. Surgiram muitos compositores como Heitor dos
Prazeres, João da
Baiana, Pixinguinha e Sinhô, mas os sambas destes compositores
eram amaxixados, conhecidos como sambas-maxixe.
Os contornos modernos desse samba urbano carioca viriam somente no final da
década de 1920, a
partir de inovações em duas frentes: com um grupo de compositores dos blocos
carnavalescos dos bairros do Estácio de Sá e Osvaldo Cruz e com
compositores dos morros da cidadem como em Mangueira, Salgueiro e São
Carlos. Não por acaso,
identifica-se esse formato de samba como "genuíno" ou "de raiz". A medida que o
samba no Rio de Janeiro consolidava-se como uma expressão musical urbana e
moderna, ele passou a ser tocado em larga escala nas rádios, espalhando-se pelos morros cariocas e
bairros da zona sul do Rio de Janeiro.
Inicialmente criminalizado e visto com preconceito, por suas origens negras, o
samba conquistaria o público de classe média também.
O samba moderno urbano surgido a partir do início do século XX tem ritmo basicamente 2/4 e andamento
variado, com aproveitamento consciente das possibilidades dos estribilhos
cantados ao som de palmas e ritmo batucado, e aos quais seriam acrescentados uma
ou mais partes, ou estâncias, de versos declamatórios. Tradicionalmente, esse samba é tocado por instrumentos de
corda (cavaquinho e vários
tipos de violão)
e variados instrumentos de percussão, como
o pandeiro, o surdo e o tamborim. Por influência das orquestras
norte-americanas em voga a partir da Segunda Guerra Mundial, e pelo impacto
cultural da música dos EUA no pós-guerra, passaram a
ser utilizados também instrumentos como trombones e trompetes, e, por influência do choro, flauta e
clarineta.
Com o passar dos anos, surgiram mais vertentes no seio desse samba "nacional"
urbano carioca, que ganharam denominações próprias, como o samba de breque, o samba-canção, a bossa nova, o
samba-rock, o pagode, entre outras.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Samba
Para saber onde curtir um bom Samba na Zona Oeste Carioca basta seguir a rapaziada do Batuque Diferente.
Aniversário do Carlos Wagner
Ensaio!!!
Tia Nastácia
Nenhum comentário:
Postar um comentário